CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

ALTERAÇÔES CLIMATÈRICAS

Vai-se realizar daqui por uma semana a reunião que juntará em Bali mais de 200 paises para traçar um novo rgime climático pós Quioto , o relatório intitulado "Combater as Alterações Climáticas: solidariedade humana num mundo dividido"alerta para a urgência deste combate e os impactos que dai poderão advir. Segundo o relatório elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ) expõe uma realidade crua e injusta uma vez que são aqueles que menos poluem que mais vão sofrer com os efeitos drásticos da poluição. Segundo os numeros deste relatório cerca de 1,8 mil milhões de pessoas ficaram sujeitas á escassez de água nos paises menos desenvolvidos, 400 milhões de pessoas mais expostas ao risco da malária ,600 milhões de pessoas afectadas pela subnutrição , pois dependem das colheitas agricolas, 332 milhões de pessoas deslocadas devido a cheias e tempestades, são numeros preocupantes que obrigam a tomar decisões drásticas e urgentes, è necessário reduzir as emissões de CO2 em 50% até 2050 e reduzir para 1500 mil milhões de toneladas as emissões de CO2 produzidas num ano. Em África o drama é duplo uma vez que vivem em zonas ambientalmente mais sensiveis e os que menos capacidade têm para se defender, logo são os pobres cidadãos sem responsabilidade pela divida ecológica que estamos a acumular que enfrentam os custos humanos mais graves. Infelizmente continuamos a ver paises como EUA,Brasil,India ,China ,Egipto, e toda a América do Sul a aumentar de uma forma preocupante as emissões de CO2 prejudicando de uma forma consciente a concretização do objectivo de redução das emissões. Inclusive os Estados Unidos que já era o pais que mais emissões de gazes produzia aumentou em 14 anos 5% as quantidades emitidas ,mantendo uma postura relutante quanto a assinatura de qualquer tratado que implique a redução das suas quotas de emissão que implicaria a curto prazo efeitos negativos na sua economia dai que empresas como a petrolifera Esso/Exxon Mobil invistam milhares de dolares a desmontar a ideia de que as alterações climatéricas têm como causa o aumento das emissões de CO2 para a atmosfera numa atitude deplorável e completamente irresponsável .
Seria desejável que esta reunião resulta-se numa alteração significativa de comportamentos dos paises que mais poluem mas um passado recente obriganos a não ter grandes expectativas . Oxalá me engane.

28-11-2007

JOY

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

25 NOVEMBRO-DIA INTERNACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÈSTICA

Por estar solidário com esta causa e ser contra qualquer tipo de violência, publica-se este post por sugestão do Silêncio Culpado.

A VIOLÊNCIA SOBRE AS MULHERES ENVERGONHA E DIMINUI A HUMANIDADE
A violência doméstica, nomeadamente a violência do género, é uma realidade que envergonha o mundo em pleno século XXI. Em Portugal foram registados, em 2006, segundo a UMAR, 20.595 situações de violência doméstica. Entre as agressões, incluem-se 39 casos de homicídio e outras 43 tentativas. No entanto estes números não revelam toda a realidade pois muitos casos não chegam a ser participados.
Alertas
Se fores vítima, ou testemunha, não hesites em denunciar!
Em caso de urgência liga o 800202148.Apresenta queixa às autoridades competentes.Pede apoio à APAV- Associação de Apoio à Vítima
Tel. 707200077 e-mail: apav.sede@apav.pt
Mas não te cales. Calar é ser conivente com o agressor.
ADERE A ESTA INICIATIVA E PUBLICA UM POST DE INDIGNAÇÃO
Nota:
Esta iniciativa partiu da SÃO- http://saobanza.blogspot.com/ com o apoio da Isabel Filipe (autora da imagem) - http://isabelfilipeartdesign.blogspot.com/
26-11-2007
JOY

domingo, 25 de novembro de 2007

MONOPÒLIOS


Aqui está mais um exemplo de quanto os monopólios podem ser prejudiciais ao desenvolvimento das empresas e por arrasto á economia, Michael O´Leary presidente da Ryanair,para quem não sabe uma das maiores empresas de aviação low cost ,criticou duramente a ANA quanto á forma como gere o aeroporto Sá Carneiro.Numa conferência realizada no Porto O´Leary disse estar a Ryanair interessada em instalar uma base no aeroporto Sá Carneiro ,tendo á algum tempo iniciado negociações com a ANA para a concretização da mesma,o lamento da Companhia aérea é a forma como a ANA tem tratado o negócio, descorando a importãcia da concretização do mesmo , como se o volume de negócios que uma base da Ryanair traria para o Porto, (mais 2milhões de passageiros ano,mais turistas,Mais receitas para o aeroporto graças á exploração de novas rotas,maior desenvolvimento da zona norte) fosse igual a qualquer outra companhia ,querendo cobrar 2 a 4 vezes mais do que cobram aeroportos de igual e até alguns de maior importãncia na europa, que veriam com muitos bons olhos este investimento.Quando o governo apela ao investimento externo não deixa de ser estranho que uma empresa de capitais públicos e monopolista tutelada pelo poder central crie todas as dificuldades para que este investimento se realize,deitando para trás das costas todas as vantagens que dai podem resultar . Não restam dúvidas que se a ANA não fosse uma empresa pública faria de tudo para captar este investimento antes dos concorrentes,para rentabilizar um aeroporto que está subutilizado, è lamentavel que a ANA esteja mais preocupada com os interesses estratégicos da Tap e com o futuro aeroporto de Lisboa do que com os seus próprios lucros ou desenvolvimento das regiões que esses aeroportos servem , refletindo uma visão centralista do pais. Será que a ANA não consegue perceber que a sã concorrência trás beneficios a todos os agentes económicos locais porque estimula a creatividade e a inovação ? Achando-se os melhores executores do interesse geral preferem manter o quintalzinho não deixando que se transforme numa quinta .È uma empresa pública concerteza.
25-11-2007
JOY

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

ESTAMOS NO EUROPEU

Com sangue suor e lágrimas lá nos conseguimos qualificar para o próximo europeu de futebol.
Espera-se uma presença digna e se possivel com mais sucesso do que as anteriores.
PARABÈNS PORTUGAL

terça-feira, 20 de novembro de 2007

MATANÇA EM MASSA DE BALEIAS CONTINUA !



Teve inicio á relativamente pouco tempo a mais recente campanha nipónica de pesca á baleia mais própriamente a 21ª que tem como principal objectivo caçar mil baleias de várias espécies. Escondidos por detrás de um suposto Instituto de Investigação de Cetáceos (ICR) criado em 1987 , o governo Japonês consegue assim caçar legalmente mil baleias sob a capa de estarem a fazer uma pesca ciêntifica em que o bjectivo é a uma pesquisa para o estudo das baleias ,argumento este que é usado á já 20 anos e que já levou o ministro dos Negócios Estrangeiros Australiano declarar muito frontalmente que a pesca ciêntifica da baleia era apenas um argumento que o governo nipónico usa para camuflar o facto de que estão a caça-las. È conhecida a luta que paises como Japão,Noruega ,Dinamarca,Islândia tem travado para que seja levantada a proibição da caça á baleia, ainda que o World Conservation Union e outras instituições de protecção á natureza continuem a declarar as baleias como uma espécie ameaçada de extinçao. Numa sociedade cada vez mais técnológica e com meios de controle e determinação da situação real das várias espécies ,torna-se ridiculo afirmar que é necessário abater mil baleias para uma pseudo pesquisa ciêntifica ,ainda por cima quando o fazem a cerca de vinte anos o que signica o abate de cerca de 20.000 baleias desde então .Várias organizações ambientalistas como a Greenpeace e a Sea Shepherd prometeram dificultar ao máximo a actividade da frota nipónica.

20-11-2007

JOY

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

AMIGOS III

Mais um prémio ! É sempre gratificante ser alvo deste tipo de atenção nomeadamente quando vem de um blog que considero uma referência na blogosfera quer pela qualidade ,solidariadade e amizade. Muito obrigado SILÊNCIO CULPADO. Como é da praxe mais uma vez terei de nomear 8 blogs igualmente merecedores deste prémio por serem possuidores das qualidades atrás descritas,então aqui vai:

Cegueira Lusa
Shadows in Love
Ninho de Cuco
Á flor da Pele
Meu Lado (R) de Ser
Astronomia Algarve
Poética Solar
Cantares de Amigo

Cumprimentos a todos

19-11-2007
JOY

domingo, 18 de novembro de 2007

AMIGOS II

Depois do " Mundo Meu " e "Á Flor da Pele" terem ofertado um mimo a este blog também o blog "Gritos Mudos " manifesta a sua amizade o que muito agradeço. Penso que faz parte das regras nomear 7 blogs e é o que vou fazer com muito gosto . Pela qualidade e amizade nomeio :

Mundo Meu
Direito de Opinião
Silêncio Culpado
7 Pecados
Notas Soltas Ideias Tontas
Profano
Gritos Mudos

Outros haverá que gostaria de nomear o que espero fazer numa próxima oportunidade.

18-11-2007
JOY

sábado, 17 de novembro de 2007

MUSICA




Clan Of Xymox

DESAFIO LITERÁRIO

Fui desafiado pelo meu amigo António Almeida do blog " DIREITO DE OPINIÃO a compartilhar a minha actual leitura ,devendo para isso ir á página 161 e transcrever a 5ª linha ,dizer o nome do livro e autor , como eu não sou gajo de virar costas a um desafio então cá vai:

politica e ,no entanto, parecemos reconhecer quando os sistemas sen-

Nome do livro : Tropeçar na Felicidade
Autor : Daniel Gilbert

Faz parte do desafio , tentarmos que outro blog dê continuidade , como tal acho que o Blog Mundo Meu é capaz de continuar a corrente . Será ? tenho certeza que sim.

JOY
17-11-2007

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

AMIGOS


quarta-feira, 14 de novembro de 2007

RUMO ? QUE RUMO ?

Enquanto Sócrates continua a tentar convencer-nos que Portugal caminha pujante para o futuro graças a sua veia reformista , é dado a conhecer aos Portugueses menos atentos a estas coisas da politica que a final as coisas não são bem assim, por exemplo ,os despedimentos colectivos aumentaram para o dobro em relação ao periodo hómologo ,isso quer dizer mais desemprego ,assunto a que este governo foge como o diabo da cruz , o poder de compra dos portugueses tem vindo a baixar desde á anos sem que se vislumbre alguma mudança ,os serviços sociais tornam-se cada vez mais de dificil acesso ,fecham escolas ,maternidades ,centros de saúde, corta-se nos beneficios sociais ,aumenta-se impostos enfim tudo em nome da guerra santa que é o défice.Em compensção o governo na voz do ministro Mário Lino prepara-se tomar a decisão mais idiota de que á memória nos ultimos tempos por pura teimosia e que nos vai custar a todos e ás gerações vindouras muito caro, estou a falar da OTA, para mim já é um caso de policia ,todas as pessas minimamente entendidas na matéria já se manifestaram contra a opção da OTA ,então porque continuar a insistir numa opção que a partida criticada por todos aqueles que irão ser os utilizadores daquela infraestrutura ( Pilotos,Controle Aéreo,Operadores ,Ana,Companhias Aéreas, enfim todos aqueles que deveriam ser parte mais do que envolvidas nesta decisão mas o governo prefere ouvir politicos inconpetentes e desconhecedores da matéria ,autarqas mais preocupados com os beneficios resultantes dessa obra ,e especuladores imobiliários na senda do lucro fácil. Desesperado o governo lança uma campanha ridicula para influênciar o LNEC e que tem como objectivo desmontar o estudo da CIP que podendo ter algums erros chega a conclusão que Alcochete é uma solução mais acessivel económicamente ,prazo de construção mais curto,possibilita quando for necessário a sua expanção,impacto ambiental perfeitamente aceitavel, em vez de somente passar os olhos pelo estudo convinha que o estuda-se com muita atenção para não continuar a brindar os portugueses com o chorrilho de parvoices que tem sido pão nosso de cada dia .
O ministério das finanças através da direcção geral do património deu autorização para que o ministério da justiça fosse dotado com 5 novas viaturas de alta cilindrada no valor de quase 190.000 euros ,esta malta não faz por menos VIATURAS DE ALTA CILINDRADA,claro que aqui que se lixe o défice,com tantos carros que o estado tem na sua posse foi preciso adequirir carros novos ,coerente sem duvida ,para terminar a história dos impostos que não poderiam baixar antes de 2010 de manhã mas de tarde já havia a possibilidade de em 2009 se poder fazer qualquer coisinha ,Sócrates teve de lembrar o distraido do ministro que em 2009 há eleições e como tal há que adoçar a boca do povo. Socrates e o seu governo continua vergonhosamente a enganar os Portugueses e que nos leva a fazer a pergunta " Acreditar ? em que rumo ?"

Eu Volto
14-11-2007
JOY

sábado, 10 de novembro de 2007

VERGONHOSO: PROFESSORES DAS AEC NÃO RECEBEM

Por ser uma situação a merecer a atenção de todos este blog decidiu publicar na integra este artigo do blog "Cegueira Lusa "com o consentimento do mesmo e por sugestão do blog
"Silêncio Culpado "

As Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), há quem as designe de Actividades de Empobrecimento Curricular, nasceram algo tortas e, como diz a sábia voz do povo, «aquilo que nasce torto, tarde ou mal se endireita». Não querendo tomar a parte pelo todo, não me atrevo, para já, a juntar-me ao exército, que tem visto as suas fileiras engrossarem, daqueles que diabolizam as AEC. Apesar de não ser novidade para ninguém que me conheça que não concordo com o modelo adoptado nem com os objectivos (se é que estes existem) que estas se propões alcançar. Todavia, posso afirmar, convictamente, que este modelo contribui para o empobrecimento dos professores envolvidos no projecto.A trabalharem desde Setembro sem receberem um cêntimo pelos seus serviços é absolutamente inaceitável. Não esqueçamos que estes profissionais trabalham a «Recibo Verde», portanto há uma boa parte do ano em que não recebem coisa alguma. Isto já é preocupante. Pensar que estas pessoas desde Julho que não auferem qualquer vencimento suscita-me algumas questões: Quem paga a renda / prestação da casa? Quem paga a alimentação? Quem paga a água, a luz, o telefone? Como é que se vive assim? Não esqueçamos que muitos têm que se deslocar em transporte próprio para a (s) escola (s) onde leccionam. Não sei se esta situação se está a passar em todo o país. Em Viseu esta é uma realidade dramática. Parece que os vencimentos estão a ser processados…estavam…estarão…Ninguém sabe ao certo.O que sei é que há gente a vivenciar situações dramáticas. Um amigo disse-me que não sabe se o dinheiro que ainda lhe resta será suficiente para o combustível que lhe permita deslocar-se às várias escolas em que trabalha. Aqui está outra aberração: contratam imensa gente e depois atribuem apenas 12 horas a cada professor, horas distribuídas por distintos locais, obrigando a várias deslocações diárias. Se não expusesse esta situação vergonhosa e lamentável hoje, tenho a sensação de que nem dormiria em paz. Outros há que estão, dado o adiantado da hora, tranquilamente a sonhar com a cabeça na almofada. Enquanto isso, muitos fazem das tripas o coração, encetando majestosos malabarismos, para fazerem face às necessidades básicas do quotidiano. Que vergonha!!!

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

SOCORRO

A Força Aérea Portuguesa exige o pagamento de cerca de 10.000 euros referente a uma operação de resgaste a um pescador com problemas de saúde no

alto mar. Primeiramente o armador da embarcação contactou o INEM (Instituto de Emergência Médica ) a quem foi explicada a situação do pescador ,posteriormente o médico diz que o pescador tem que ser evacuado e é aqui que é pedida a intervenção da FAP uma vez que os meios aéreos do INEM não podem operar para lá das 5 milhas náuticas estando essa função entregue á busca e salvamento da FAP. O armador recusa-se a pagar visto que o serviço do INEM não é pago e a ajuda foi solicitada pelo INEM . Segundo consta foi á pouco tempo arquivado um caso judicial em que o estado se dizia credor de uma divida de cerca de 13.000 euros referente a operaçõ de socorro da FAP,em 2002,para o resgate de um pescador com uma apendecite aguda .Os representantes dos pescadores indignados e revoltados com a atitude da FAP afirmam irão pensar sériamente antes de pedir ajuda em caso de necessidade .Por mim acho estranho que a Fap cobre por missões que fazem parte da sua competência ,e se ouver lugar a algum pagamento este deve ser assumido pelo estado que é para isso que nós pagamos impostos inclusive os pescadores ,ou estarei a ver mal as coisas .
Eu Volto
9-11-2007
JOY

quinta-feira, 8 de novembro de 2007



Acedendo ao pedido de divulgação do blog "Do Outro Mundo" aqui fica á vossa atenção.

PEÇO-TE QUE NÃO PASSES SEM LERES!

Amanhã podes ser tu a precisar.Pelo teor de carácter de ajuda agradeço que leiam e divulguem pelos contactos.Obrigada e bem hajamExmo(a) Senhor(a)Vivo nos arredores de Lisboa e sou pai de uma menina, agora com 7 anos, que é portadora da doença de TARGARDT (degeneração da mácula), o que faz com que perca a visão central ), doença essa que é actualmente incurável, mesmo no estrangeiro. Como não é fácil obter informações a nível nacional, resta-me a Internet para adquirir um conhecimento mais profundo que me ajude a lidar com esta doença, pois mesmo em Lisboa a única ajuda que me foi facultada foi de uma associação (mais concretamente a Associação de Retinopatias de Portugal), associação essa que também padece do problema de falta de apoio, pois é uma entidade privada. O grande objectivo deste mail é tentar arranjar maneira de contactar pessoalmente, familiares ou amigos dessas pessoas que sofram da mesma ou semelhante doença, para fazer um rastreio, com um único pensamento: - Difundir e trocar informações acerca desta doença. POR FAVOR divulguem este mail pelos vossos contactos e/ou se tiverem conhecimento pessoal de um caso semelhante, agradecia que me contactassem:mailto:rgoncalves@creditoagricola.ptMUITO E MUITO OBRIGADORui GonçalvesP.F., não ignorem a mensagem. Ler e reencaminhar não custa nada.Obrigado.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

ESTA GUERRA NÃO TEM FIM


No espaço de uma semana dois atropelamentos tiraram a vida a 3 pessoas e provávelmente deixará mais 4 com sequelas para toda a vida,de referir que uma das vitimas era uma criança com seis anos que que juntamente com o seu irmão e a sua avó atravessavam a estrada numa passadeira á imagem do que aconteceu com as vitimas do atropelamento no inicio da semana que também estavavam a fazer a travessia numa passadeira.Todos sabemos que as estradas Portuguesas são autênticos campos de batalha e os carros nas mãos de determinadas pessoas são transformados em mortiferas armas , pessoas sem um pingo de civismo ,formação,educação e bom senso que deveriam estar proibidas de ter acesso a um carro enquanto condutores .Até quando as autoridades vão continuar preocupadas com a multazinha e começam a actuar com firmeza ,quantas vezes já nos cruzamos com energrumenos montados em potentes motas no meio da cidade a fazer cavalinhos no meio da estrada ,as corridas de carros na ponte Vasco da Gama continuam ,os limites de velocidade não são respeitados , não se respeita a sinalização,continua-se a conduzir sob o efeito do alcóol.Mais revoltante os causadores destes acidentes que muitas vezes resultam em mortes vão para casa e algum tempo depois estão outra vez com um carro nas mãos . Que se vai dizer ás familias destas vitimas que tiveram azar de sair a rua nestes dias.
Segundo as testemunhas ambas as viaturas vinham em excesso de velocidade junto a zonas residênciais . Até quando isto vai continuar ?
05-11-2007
Eu volto
JOY