CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

GENOCIDIO NO DARFUR

PORTUGAL FOI CAPAZ DE ACORDAR O MUNDO PARA A SITUAÇÃO DE TIMOR LESTE,ACHO QUE TAMBÈM O SERÁ EM RELAÇÃO AO DARFUR ,DEPENDE DE NÒS MAIS UMA VEZ NOS UNIRMOS E TOMARMOS ATITUDES . O BLOG ALL NIGHT LONG TOMA A ATITUDE DE DENÚNCIAR A SITUAÇÃO E GOSTARIA QUE MUITOS MAIS O FIZESSEM. COMO POR AQUI COSTUMAMOS DIZER MUITOS NUNCA SÃO DEMAIS


Desde de Fevereiro 2003 que em Darfur se trava um conflito considerado pelas Nações Unidas como uma das piores crises humanitárias, afectando cerca de 3.6 milhões de pessoas. O conflito opõe principalmente os janjawid-milicianos recrutados entre os baggara ,tribos nômadas africanas de lingua árabe e religião muçulmana-e os povos não árabes da área. Ainda que negue publicamente o governo Sudanês tem apoiado os janjawid com armas e assistência tendo inclusive participado em ataques conjntos com aquele grupo miliciano.Segundo a maioria das ONGs ,o numero de mortes causadas pelo conflito estavam estimadas em 450.000 pessoas em 2006,e o nº de pessoas obrigadas a deixar o seu lar ronda os 2 milhões de pessoas . Cerca de 1.8 milhões de crianças são afectadas por esta crise, sofrem o impacto da violência, doenças ,má nutrição deixando marcas profundas na geração actual de crianças comprometendo as suas capacidades.Como atrás foi dito o governo Sudanês tem vindo a apoiar os janjawid em bombardeamentos , ataques terrestres e incêndios constantes sobre vilarejos , assasinatos em massa ,violações de mulheres, saques , estupro sistemático da população não árabe do Darfur obrigando a população a fugir para campos de refugiados no Chade provocando uma crise humanitária na região. Incompreensivelmente a ONU numa atitude que se pode questionar teima em considerar que nõ se está parante um genocidio segundo a mesma haver uma aparente falta de intenção genocida, pergunta-se o que é preciso acontecer mais ? A comunidade internacional pouca atenção tem dado a esta situação ,muito esporádicamente os orgãos de comunicação social falam sobre o Darfur ,questiona-se o porquê ? o que será necessário para que que o mundo acorde para este caso ?

07-12-2007

JOY

22 comentários:

vieira calado disse...

A ONU é dominada por quem?
E a esses senhores o que lhes importa
o que se passa com povos que não
têm dinheiro para comprar todo o lixo com que invadem "os outros países civilizados"?
bom fim de semana, amigo.

RDSER disse...

Ola querido amigo Joy..

A situação de Darfur é crítica demais....não sei nem se essas pessoas sabem o que é o futuro,pois não conseguem nem viver o presente.
Quanto aos governantes e autoridades afins...bom esses parecem terem vedados os olhos...assim se torna fácil governar não achas?

Fica aqui minha solidariedade.

Bjos e bom fim de semana.

Shadows in Love disse...

achas que acordam? as pessoas não são capazes de acordar para os problemas que tem em casa quanto mais para os de um pais no meio do nada???

Cati disse...

É uma situação vergonhosa... em breve também vou escrever sobre isso - assim que tiver tempo!
Um beijinho, bom fim de semana!

António de Almeida disse...

-O Darfur, é por estes tempos, uma das, senão a maior vergonha da Humanidade! Para lá do desastre humanitário, esta zona do globo, não esquecer a Somália, é palco das maiores atrocidades que o ser humano é capaz de cometer, ante a impotência, e pasme-se, até a indiferença da comunidade internacional. UE, EUA, China, para lá de muitos déspotas tribais africanos, são no mínimo co-responsáveis.

Blondewithaphd disse...

I'm afraid I don't have an answer for your question. Maybe if the States had an interest (an economic interest, that is) in that area. But since the only interest is humanitarian who cares?

Laurentina disse...

Darfur...?
É coisa de que nem se vai ouvir falar na Cimeira...vão estar demasiado ocupados com o lixo que cada um tem no umbigo...

Beijão grande

7 disse...

Darfur? Mais um caso de miséria esquecida por quem de direito se deveria de lembrar. Como já referi noutro blogue, o exemplo da cimeira onde foram gastos 10 milhões de euros, para se discutir o "vazio" arrepia-me a pele, tendo em conta o estado actual da miséria em alguns pontos do globo. Miséria essas alimentadas por "Mugabes". O interesse no caos é total, assim se reina à vontade. África precisa de ajuda, mas os governantes têm que o deixar. Não podem viver só no passado de uma colonização, têm de ter uma mentalidade em prol do povo. Como o Homem é o pior ser existente na Terra, tudo irá continuar a belo prazer de quem se sustenta coma miséria alheia. Abraços.

quintarantino disse...

Darfur? Na cimeira da UE/África? Nã... eles têm muito mais com que se preocupar.
Poderemos nós fazer algo? Se calhar...

Tiago R Cardoso disse...

Eles não se esqueceram , trocaram foi isso por uma fotografias e muitos sorrisos...

JOY disse...

Amigos

Todos voçês deixaram comentários muito a propósito acerca do Darfur, tenho pena que não cheguem aos ouvidos dos actores desta cimeira que como aqui foi comentado vai passar ao lado deste triste problema .

Obrigado a todos
JOY

Laurentina disse...

Ola mais uma vez,

Tens lá na minha palhota um desafio para dares seguimento...


Bom fim de semana

Beijão grande

AJB - martelo disse...

mas não só Darfur ( como se não fosse demais...); a UE procura sobretudo novas oportunidades, excluindo os mais sérios que sem hipocrisia gostariam que o mundo fosse de outra maneira...

Kalua disse...

passei a correr só para te dar um hello e deixar um beijinho

Kalua disse...

confesso que não estou muito por dentro da situação... mas é deprimente ver as barbaridades de esbanjamento de dinheiro de alguns, enquanto outros nem um pão para comer têm! :(

JOY disse...

Laurentina : Vou tentar dar seguimento ao desafio.

Martelo : Infelizmente é verdade aquilo que diz.

Kalua: Obrigado. È um facto aquilo que dizes.

Cumprimentos a todos

JOY

adrianeites disse...

os numeros são assustadores...

JOY disse...

Adrianeites: E olha que pecam por defeito segundo as ONGs.


Um abraço
JOY

RDSER disse...

Olá querido amigo,passando para te ler.

Bjinhos

tagarelas disse...

Darfur! Mais uma vergonha para a Humanidade.
E a O.N.U.? A O.N.U, nasceu cheia de boas intencoes. Mas creceu muito mal, nao resistiu ao poder subversivo e tornou-se num fantoche!
Sozinhos outra vez? So nos resta aregacar as mangas...

quintarantino disse...

AMIGO, conforme previsto, lá da Cimeira saiu... nada!

JOY disse...

R@ser : Querida amiga és sempre bem vinda.

Tagarelas:Totalmente de acordo.

Quint: O triste é que já se consegue antever os resultados destes Show Offs.

Cumprimentos a todos
JOY