CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 7 de junho de 2009

E A EUROPA ?

Segundo as sondagens ás 20:00 Horas, o PSD ganaha as eleições Europeias, com uma taxa de abstençãoa rondar os 60%, valor este que não deixa de ser preocupante e que tem como responsáveis as forças politicas que se submeteram ao sufrágio por terem conduzido a campanha eleitoral centrada na politica nacional mais própriamente nos escândalos BPN,BPP e passando completamente ao lado da politica europeia que deveria ter sido o foco principal, dai que as forças politicas ao começarem logo elas por se abster de descutir a Europa contribuiram para esta taxa altissima de abstenção. O PS a fazer fé nas sondagens tem uma derrota estrondosa, o que não se pode considerar uma surpresa face ao tremendo erro de casting na escolha de Vital como cabeça de lista, com uma campanha eleitoral completamente aberrante, usou e abusou do caso BPN e quase nada da Europa ainda tentou ter a sua Marinha Grande, mas nem isso o safou. Sócrates com esta derrota com a qual de todo não contava, vai ter de engolir a sua habitual arrogância, arranjou sarna para se coçar e vai ter de abandonar a sua postura autista . O PSD a quem muitos poucos teriam coragem de atribuir a vitória acaba por ter uma moralizadora vitória e uma importante dose de confiança para as Legislativas, relativamente á Europa a campanha muito pouco ou quase nada esclareceu, esta foi passada a contra argumentar a vitamizar-se das acusações do PS. O Bloco consegue um excelente resultado histórico ao conseguir ultrapassar a CDU, mostrando cada vêz mais ser uma alternativa politica a esquerda a ter em conta. A CDU como é habitual arranja sempre motivos para não perder,desta vêz foi ultrapassada pelo Bloco de Esquerda o que para a CDU era o pior que podia acontecer mas vai-se agarrar com unhas e dentes a subida da percentagem de votos para amenizar o clima de derrota. O CDS acaba também por ter um resultado bem superior ao que as sondagens lhe atribuiam o que faz com que Paulo Portas tenha fundadas esperanças de um bom resultado nas Legislativas. E a Europa ? Meus amigos a olhar para o que foi esta campanha eleitoral ninguém está preocupado com a Europa, e esta é para todos a grande derrota que ninguém quer assumir. Ficou demonstrado que os politicos apenas querem assegurar os respectivos representantes no Parlamento Europeu e os fautosos vencimentos, não tendo pachorra para explicar aos Portugueses de uma forma simple e clara a importãncia e os beneficios da sua eleição.

JOY

12 comentários:

Pipinha disse...

Eu cá achei que isto seriam mais as eleições para a presidência do benfica que outra coisa... Talvez os unicos que discutiram europa foram os comunistas, de resto... não vi propostas absolutamente nenhumas de jeito... Besitos!

SILÊNCIO CULPADO disse...

Joy
A abstenção é preocupante e revela o quanto estão desacreditadas as nossas instituições e os nossos políticos.
Porém votar é um dever de cidadania que não deixo de cumprir.
É por demais clara a penalização que os eleitores deram ao PS. E pese embora a direita estar a ganhar em quase todos os países da UE, o que potenciará decisivamente a reeleição de Durão Barroso, a extrema esquerda em Portugal apresenta já uma fasquia significativa do eleitorado. O BE assume-se cada vez mais como força de esquerda alternativa ao PS. Passar de 1 para 3 deputados é sem dúvida motivo de regozijo para os bloquistas.

Abraço

Carla disse...

e a Europa na mente da maior parte dos portugueses só serve para enviar subsídios que vão permitindo que este país não entre em falência...o pior é que estão a acabar e não foram aproveotados em prol da modernização das empresas e sas estruturas do país...

dizer-te também do meu livro...In-finitos sentires que vão ser desenhados em papel. O lançamento é no próximo dia 27 de Junho, às 16 horas na Biblioteca de Valongo (Porto)...aparece se puderes
beijo

Peter disse...

Uma boa análise política, com um final elucidativo.

Branca disse...

Olá Joy,

Embora venha fora de horas para esta discussão, gostei muito da tua análise, perfeita!
Também podias bem ganhar as retribuições chorudas que alguns comentadores ganham por umas horas de televisão e melhor que alguns deles.
Deixo-te saudades e beijinhos.

Peter disse...

"Meus amigos a olhar para o que foi esta campanha eleitoral ninguém está preocupado com a Europa, e esta é para todos a grande derrota que ninguém quer assumir."

De acordo.

São disse...

O mais preocupante de tudo isto é a abstenção, acho.

E, no entanto, fico furiosa - embora perceba as posssíveis razões para tal - com quem não se incomoda sequer em ir votar!

Será que nem percebem que estão a colocar nas mãos daqueles que desprezam e de quem os apoia o seu destino?!

Depois, esquecem também que esta abstenção lhes retira o direito de protesto.

Um abraço, caríssimo.

Chinha disse...

Eleições passadas, muitos assuntos abordados.

Resta a espera das próximas para se ver o rumo ou para onde esta caminhada no conduz

Bom final de domingo

Bjinhos

FERNANDINHA & POEMAS disse...

OLÁ QUERIDO JOY, GRATA PELA VISITA,,, ADOREI O TEU TEXTO E ESTOU TOTALMENTE DE ACORDO CONTIGO...UMA BOA SEMANA... ABRAÇOS DE CARINHO,
FERNANDINHA

tagarelas disse...

Ola Joy
Venho retribuir-lhe a visita e dizer-lhe que ja tinha saudades, alegro-me que esteja de volta. Agora serei eu que estarei ausente por uns tempos. Um bom verao, umas boas ferias e um ate breve

Quint disse...

E agora é esperar pelo 27 de Setembro e pelo 11 de Outubro!

Anónimo disse...

Gostei do blogue :)

bj