CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 10 de outubro de 2009

NOBEL DA PAZ. NÃO SERÁ CEDO ?

O mundo foi apanhado de surpresa com a atribuição do Prémio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. Porquê a surpresa ? Sendo Obama presidente de uma potência bélica e estando neste momento envolvido em dois conflitos ( Afeganistão e Iraque, sem fim á vista estando por cumprir a promessa de encerrar Guantanamo ) e tendo tomado posse á pouco tempo e não serem ainda visiveis consequências da sua aposta no diálogo e na diplomacia, para muitos torna-se extemporâneo a atribuição deste galardão.
Torna-se notório e é de louvar o esforço de Barack Obama para conseguir convencer o mundo, incluindo os velhos inimigos e principalmente esses, que há uma nova forma de a América olhar para a politica Mundial, e que está a fazer todos os esforços, para um entendimentos com os paises com os quais tradicionalmente tem conflitos.
Na minha opinião a atribuição deste galardão premeia a esperança que Obama tráz ao mundo de que a América está realmente interessada em ter um papel fundamental na resolução de alguns conflitos e a estabelecer um clima de paz , na qual a sua luta pelo desarmamento nuclear tem sido notório, esperança esta que não foi capaz de ser criada pelos presidentes anteriores. fica a dúvida se essas expectativas serão confirmadas, mas o tempo o dirá.

Joy