CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 6 de abril de 2010

PRIORIDADES DO MUNDO


Esta imagem que o Correio da Manhã publicou no passado Domingo, faz-nos pensar um pouco quanto ás diferenças que de uma forma bem visivel marcam o mundo actual, na foto de cima camponeses no Sudão passam horas á espera por ajuda alimentar; no mesmo dia em São Francisco centenas de pessoas passaram horas na fila para adquirirem o novo gadget da Apple o Ipad. Não podemos deixar de reparar nas duas situações descritas e pensar sobre as prioridades que as motivam, numa situação luta-se pela sobrevivência noutra corre-se atrás do supérfulo. Esta é infelizmente uma imagem do mundo actual, uma grande percentagem dos seres humanos luta pela sobrevivência e outra tem como preocupação descobrir onde e como vai gastar a sua riqueza.
Temos de nos recordar que faltam apenas cinco anos para tentar cumprir os Objectivos do Milénio fixados em 2000 e a grande maioria das metas parecem muito dificeis senão mesmo impossiveis de serem alcançadas. Perante esta situação não podemos deixar de questionar se é, justo, por exemplo um gestor de uma determinada empresa usufruir de um rendimento anual de cerca de 3 milhões de euros e outras regalias , quando o normal funcionário dessa mesma empresa tem um salário médio de 700/800 euros mensais e luta actualmente com enormes dificuldades para conseguir sustentar a familia ? É um exemplo mas o mundo está cheio de exemplos destes e os responsáveis destas situações e que têm na ganância a sua maior caracteristica teimam em não perceber que o mundo corre um risco tremendo de caminhar para um enorme cataclismo social de consequências imprevisiveis.

Joy


8 comentários:

São disse...

Estamos em contagem decrescente, porque é insustentável a continuação destas disparidades totalmente obscenas.

Um grande abraço, meu amigo.

Branca disse...

Gostei muito de te ler Joy.

Que dizer do tantas vezes já repetido por aqueles que têm consciência do mundo que os rodeia? Já disseste tudo. As pessoas vivem alienadamente egoístas neste nosso mundo dito civilizado e não têm sequer vergonha da quantidade de lixo supérfluo que produzem na substituição constante dos objectos que possuem.
Esta imagem é chocante e muitas destas imagens deviam andar por aí espalhadas em todos os outdoor, para que ninguém se esquecesse de ser mais comedido e até paradoxalmente mais feliz com isso...

Até mesmo a crise que vivemos e as disparidades nos ordenados, só se vencerão quando deixar de existir este adormecidso brutal em que o consumismo lançou as pessoas.

Beijo para ti e bom fim de semana.

João António disse...

Joy uma grande parte da culpa é nossa, porque quando temos oportunidade de mudar alguma coisa(eleições) continuamos a colocar nos mesmos lugares os mesmos de sempre. Agora todo o teu escrito está cheio de razão e mais actual que nunca !
Abraço e BFS

Peter disse...

E a minha empregada que qiz antecipar a reforma, que era de 505€ mensais, foi penalisada por isso e só recebe 103€.

Estou farto desta m... toda!

Chinha disse...

O pior é que não se vislumbra maneira ou caminho das coisas se solucionarem.

Bom texto

bjtos da Chinha

SILÊNCIO CULPADO disse...

JOY

Sinto a tua falta, amigo. Sinto a sintonia da stuas preocupações.
Vivemos um mundo obsceno pela desigualdade e pela indiferença.
Que o 25 de Abil, ou o que dele resta, não deixe morrer a esperança de liberdade e duma maior justiça social.

Abraço

São disse...

Feliz semana, meu amigo.

opolidor disse...

boa comparação e oportuna, para uns um naco de pão e para outros um ferrari...
abraço