segunda-feira, 31 de março de 2008
ESCOLAS REJEITAM CRIANÇAS SOBREDOTADAS
Publicada por JOY 21 comentários
quarta-feira, 19 de março de 2008
HOT CLUB PORTUGAL - 60 ANOS
Faz hoje 60 anos que o Hot Club Portugal foi fundado por Luis Villas Boas ,e que teve como primeiros sócios para além do fundador , Sena Silva e João Abel Manta . É o mais antigo espaço dedicado ao Jazz em Portugal . De referir que o Hot Club nunca foi muito popular durante o antigo regime , mas o seu estatuto de " porta fechada " garante-lhe a subtileza necessária para se manter em funcionamento , encerrando apenas durante o periodo mais quente do pós revolução . Já actuaram no Hot Club grandes figuras internacionais do Jazz como Louis Armstrong ,Count Basie,Dizzy Gillespie ou Dexter Gordon ,ao contrário do que se pensa o Hot Club Portugal tem um nome reconhecido no meio Jazzistico internacional nomeadamente no circuito Americano e Europeu dai que neste ano de 2008 tem uma agenda de espéctaculos bastante rica em quantidade e qualidade. Para assinalar os 60 anos do Hot Club dois dos mais famosos alunos do Hot club Mário Laginha e Maria João , dão um concerto no Cinema São Jorge. A autarquia Lisboeta entrega ao Hot Club Portugal a medalha de honra da cidade de Lisboa em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por esta instituição á cultura e a divulgação do Jazz.
JOY
Publicada por JOY 24 comentários
terça-feira, 11 de março de 2008
EM BUSCA DE JUSTIÇA
As perdas e repercussões de certos acidentes, são processos dolorosos que, muitas vezes, se arrastam na barra dos tribunais onde se procura que os culpados, por dolo ou negligência, sejam responsabilizados. Porém, os anos vão passando, os casos vão ficando mais distantes das opiniões públicas, e o peso dos fracassos vai esmagando quem foi atingido pelo infortúnio.Porque a justiça dos homens tarda mas o sofrimento do mal produzido esse está sempre presente.
Por vezes os acidentes são causados por equipamentos que não respeitam as normas de segurança e atingem crianças, como tem acontecido em piscinas, estando em nós ainda presente o caso Aquaparque em que perderam a vida a Cristina e o Frederico e em que, apenas em relação a este último, houve uma tentativa de reparação, que fica muito aquém da perda sofrida, e que deixa os culpados numa situação confortável que não é desincentivadora de práticas menos correctas que põem vidas em perigo.Ainda em Julho do ano transacto, o Ministério Público pediu a absolvição da proprietária de um ginásio com piscina, em Leiria, onde uma criança de oito anos quase se afogou após ficar submersa, cinco a sete minutos, sugada por um ralo que estava a puxar a água. E isto apesar de, numa das sessões do julgamento, o delegado municipal da protecção civil ter explicado que a pressão da sucção (um metro por segundo) era superior ao recomendado.
Um dos casos mais emblemáticos, que espelha a morosidade e frieza da justiça perante danos cruéis e irreversíveis, é o de Flávia Souza Belo, a menina brasileira que, aos 10 anos, sofre um grave acidente quando os seus cabelos foram sugados pelo ralo da piscina do condomínio onde morava, no bairro de Moema, em S.Paulo.
Flavia teve paragem cardio-respiratória e, desde então, está em coma vigil, estado que, segundo os médicos, é irreversível.
Hoje, com 20 anos, Flavia está sob os cuidados duma mãe que luta com denodo para que a justiça seja cumprida e os responsáveis punidos de forma adequada.
É que, decorrido um ano sobre o acidente, e sem conseguir receber o seguro de responsabilidade civil do prédio onde morava, Odele Souza, mãe de Flávia, processa o Condomínio Jardim da Juriti, a Jacuzzi do Brasil, fabricante do ralo e a AGF Seguro, seguradora do condomínio. O condomínio foi processado porque trocou o equipamento de secção da água da piscina sem orientação técnica, colocando no lugar do anterior, um equipamento de sucção superdimensionado em 78%. A JACUZZI, fabricante do ralo, porque não orientou em seus manuais, sobre os riscos da instalação de um equipamento em desproporção com o tamanho da piscina, e a AGF BRASIL SEGUROS, porque não pagou, quando solicitada, o seguro existente no condomínio, vindo a fazê-lo apenas um ano e onze meses depois, sem juros e correção monetária.Ao longo dos nove anos que tramita na justiça paulista, o processo de Flavia teve dois julgamentos em que foram concedidas indemnizações à volta 50 mil reais (+ 19.724 €), valor considerado muito baixo tendo em conta a gravidade do acidente.
Apesar do recurso sobre as duas sentenças e dos pareceres dos peritos designados pela justiça e que apontam deficiências na instalação, os danos permanecem e as reparações tardam.Por vezes o que está em causa é procurar soluções técnicas menos onerosas pondo em causa vidas, de que se fala em alturas de acidente, mas que são convenientemente esquecidas com o decurso do tempo.Danos irreparáveis que são chagas vivas e que podem suceder a qualquer um de nós.
Publicada por JOY 19 comentários
domingo, 9 de março de 2008
LIXO TELEVISIVO
Hoje apteceu-me falar de um assunto sem uma importãncia por ai além ,mas que sinceramente me incomoda, falta de qualidade de alguns programas de televisão .
Estando eu a disfrutar de uma tarde do mais puro ócio , ligo a televisão e dou de caras com um programa na SIC ,que se chama Fama Show, que é para mim um autêntico atentado ao bom gosto e á inteligência e é uma prova documental do que não deve ser um programa de televisão ,isto na minha modesta opinião claro ! Então é assim ,4 meninas com um palmo de cara fazem a apresentação do programa que está centrado na vida dos ditos famosos, ( quanta originalidade)estas caras lindas com tanto jeito para apresentar programas ,como eu para a costura,fazem as perguntas mais banais ,mais idiotas que se podem pensar, e pior ,os famosos respondem. Os famosos mostram a casa ,o carro , as roupas ,os namorados/as explicam o quanto é dificil ser famoso (?)enfim ,de uma futilidade atróz. Em estúdio estas caras lindas, movimentam-se como se estivessem numa passagem de modelos chegando a ser hilariante o esforço para não tropeçarem nos degraus do cenário. Em determinada altura do programa é suposto que uma determinada actriz de televisão que segundo ela sofre de claustrofobia, desça as escadas de largura reduzida de um monumento nacional e sózinha, mas depois somos brindados com todos os passos da referida actriz com uma iluminação que aquelas escadas não viam provávelmente á muito tempo . As cameras tentam captar o ar sofrido da actriz que se nota que a qualquer momento se vai desmanchar a rir, no fim e já fora do monumento uma das apresentadoras entrevista a dita actriz como se ela tivesse acabado de atravessar o Tejo a nado , pergunto porque continuam as televisões a brindarnos com estes programas ? será que a imaginação não dá para mais ? Pessoalmente acho que não! Eu sei que não sou obrigado a ver e posso mudar de canal mas será que qualidade não deve ser uma preocupação da televisão ? mesmo que seja sobre esta temática ? este é um exemplo mas há muitos mais nos diverssos canais de televisão. Acabei por ir ao clube de video alugar um filme ,porque a programação não prometia nada que vale-se a pena .
JOY
Publicada por JOY 10 comentários
terça-feira, 4 de março de 2008
GESTO DE AMIZADE
Publicada por JOY 15 comentários